Conexão WiFi ponto-a-ponto

7 05 2007

Aí vai mais uma notícia tech pra ninguém botar defeito. Notícia essa, que vai agradar bastante alguns amigos meus. Aliás, para os mesmos amigos gostaria de esclarecer aqui uma dúvida antes:

Uma amiga recentemente comprou a máquina dos meus sonhos em sua recente viagem. Era um Macbook. Pra quem não sabe, Macbooks são os laptops da Apple. Indo ao ponto: sua dúvida era, em se tratando de notebook e sua mobilidade, o que ela precisaria fazer pra poder se conectar em casa, no quarto, na sala, enfim. O grande entrave, pra ela, seria o fato de ter que assinar o plano OiVelox Wifi. Para você ter uma conexão sem-fio na sua casa você NÃO precisa aderir a esse plano. Isso pega muita gente de surpresa colocando-os a gastar mais desnecessariamente. Pra se conectar livremente na sua casa, você simplesmente precisa de um Access Point, ou seja, um roteador de redes sem-fio, que tem aquela anteninha brega nele. SÓ!

O plano OiVelox WiFi é para você ter acesso sem fio nos hotspots pagos que existem por aí. No entanto, você, caso tenha a sorte, pode encontrar um hotspot (que são locais de acesso wifi que existem em bares, shoppings, hoteis…) gratuitos. No Rio, só existem em 3 locais. Já em São Paulo… São 249! Mais até que em Nova York, acreditam? E em Niterói, não tem!

Quanto ao real motivo desse post, é uma notícia que agrada quem tem um notebook e quer se conectar a outro sem a necessidade de um roteador. Agora isso é possível graças ao software desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Technion, de Israel. Sim, lá também existem cientistas e pessoas de bem trabalhando a favor do desenvolvimento.

O programa permite a conexão entre duas máquinas a uma distância de até 100 metros em ambientes fechados, ou até 300 metros em ambientes abertos.

“A comunicação sem-fio ponto-a-ponto é interessante mas, segundo os cientistas, ela não é largamente utilizada pela grande dificuldade de configuração. O programa WiPeer facilita esse processo de configuração.”

Segundo os mesmos desenvolvedores, o WiPeer não vai parar por aí! “Nós queremos levar isto para o maior número possível de pessoas,” diz o professor Roy Friedman. “Quando há dois computadores na mesma sala, não faz sentido que eles tenham que se conectar à Internet para se comunicar. A grande vantagem do WiPeer é sua capacidade de manter as coisas locais.”

Partindo do mesmo princípio, eles querem evoluir o WiPeer para atender aos aparelhos celulares! “Isso permitirá que os usuários se comuniquem sem necessidade da operadora, fazendo chamadas gratuitas para amigos que estiverem nas proximidades, como em escolas, parques de diversão e até no interior de grandes empresas.”

Me amarrei! Ah, querem saber de mais uma coisa: É GRATUITO! E você baixa ele aqui.


Ações

Information

3 responses

7 05 2007
Marcus Roberto

Rapaz, quando li a parte das ligações gratuitas nos celulares até chorei de emoção, hehehe. Ainda não tenho notebook, então não sou o público alvo da notícia, mas é sempre bom sabermos destas novas.

Abraços.

7 05 2007
Thyago Miranda

Espero que eles não demorem muito com essa novidade, mas, vou adiantando: acho que ela funcionará através de link WiFi. Transmitirá voz normalmente, como numa chamada, mas, acredito que não será pela rede da operadora.

Isso quer dizer que temos mais um motivo pra rezar pelo iPhone no Brasil!

16 07 2009
Felipe

Oi, gostaria de saber se vc ja testou o programa, pois é exatamente o que estava procurando, mas tive um problema na instalação, e não consigo roda-lo, acredito que seja pela falta do .NET da microsoft…

Se vc ja testou, seria legal se fizesse uma especie de guia, acredito q seria o primeiro da internet…

Grato pela informação!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: