Explicando a Alta Definição

9 05 2007

Que a gente está entrando no mundo da alta definição, não tenham dúvidas. A TV Digital chegará em dezembro (em São Paulo, primeiro) e esse é um dos jargões da nova tecnologia: imagens 6 vezes mais nítidas que o DVD e 28 vezes mais nítidas que o padrão atual. Quando eles usam esses números pra demonstrarem o potencial da nova tecnologia, eles estão se baseando na resolução de transmissão/fonte do conteúdo da imagem (no caso das emissoras de tv e fabricantes/produtores de DVD). Funciona assim: hoje, nas transmissões analógicas, nós temos uma resolução de 320 x 240 pixels para formar a imagem. Esse número quer dizer nº x de linhas (vezes) nº y de pixels em cada linha. Isso é somente um pouco mais que a resolução de alguns celulares e é a resolução do iPod.

Quadro comparativo
Nas transmissões em DVD, a resolução é um pouco melhor: 640 x 480 (linhas x pixels em cada linha). Muitos de vocês já acham a qualidade de DVD ótima, mas, esperem pra ver o que é a Alta Definição (HD de High Definition). Os padões de HD começam em 720p e vão até 1080p. Esses números são só uma forma de dizer “a mesma coisa” que as outras resoluções, só que de um modo mais curto, usando como referência somente o número de pixel/linha. Ou seja, num televisor 720p, a resolução é de 1280 x 720 (esse é um padrão Widescreen, ou “tela-larga”, como no cinema). Existem algumas variações entre o primeiro nível da alta definição, o 720p, e o mais alto, o 1080p. Podemos encontrar, nesse meio-termo, o ótimo 768p, que corresponde á resolução de 1366 x 768. Já na resolução máxima, você tem 1920 x 1080. Esse, por exemplo, era o padrão do primeiro cinema digital brasileiro, no UCI New York City Center na Barra da Tijuca. Hoje a tecnologia avançou e os níveis de resolução exigidos para uma exibição cinematográfica também estão mais altos.

O símbolo p que aparece nas resoluções, significa progressive, ou, progressivo. Isso se refere á uma função presente na maioria dos televisores ditos prontos pra alta definição, o recurso Progressive Scan. Realmente, existem alguns que não estão aptos exibir os sinais de 720 a 1080p. Nesses casos, os televisores exibem o sinal entrelaçado (ou, i, de interlaced). O recurso do progressive scan está presente em DVDs players e em televisores também. Com ele, a varredura da imagem, que é o processo de formação de imagem na tela, é feita de forma diferente. Normalmente, no processo chamado (i) entrelaçado, a imagem é composta em duas etapas: nos quadros pares, que formam as linhas pares, e nos quadros ímpares, que formam, claro, as linhas ímpares. Eliminando esse processo duplo de formação da imagem, você garante mais nitidez nas cenas e maior clareza de detalhes em cenas de rápido movimento. O progressive scan funciona assim: como o nome diz, em inglês, ele escaneia a imagem formando, de uma só vez, as imagens com suas linhas pares e ímpares, quadro a quadro, na tela. Para maior proveito, tanto o televisor, quanto o DVD player devem ter esse recurso.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora da compra de um aparelho de alta definição. Um deles é justamente o processo mencionado acima, que melhora sensivelmente a qualidade da imagem. Também citado acima, deve-se procurar saber, na hora da compra, a resolução do monitor. Não adianta comprar aquele monitor que simplesmente diz HDTV Ready. Aí se esconde uma pegadinha que pode atrapalhar o consumidor na hora da compra. Tem televisores de plasma, os mais baratos, com resoluções de 852 x 640. Essa é uma boa resolução para reprodução de discos de DVD, que, como mencionei, tem resolução de 640 x 480. Mas, como acredito que o seu bolso não prevê a troca de um aparelho de R$ 4.000 em menos de 1 ano, recomendo que se compre somente televisores (que podem ser o LCD ou o Plasma) com resoluções de pelo menos linhas de resolução. É bastante comum, também, a resolução de 1024 x 768, porém, somente em aparelhos de plasma. Mesmo assim, eles são HDTV.

Esses são os primeiros passos pra uma compra inteligente de um aparelho que promete revolução na casa do proprietário. Com um pouco de pesquisa, leitura, e testes em lojas especializadas, a diversão estará garantida!


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: