Nova patente da Apple sugere interface touch-sensitive traseira

10 05 2007

Uma notícia no mínimo interessante: A Apple entrou com um pedido de patente nos Estados Unidos com um projeto de um dispositivo portatil (iPod) que sugere um aparelho com uma relativamente pequena tela em sua parte frontal e uma interface sensível á toque (em inglês, ela é mais detalhada: touch and force-sensitive back-side interface).

A Apple notou que aparelhos eletrônicos como os próprios iPods são tipicamente equipados com telas de cristal líquido (LCD), o que é geralmente muito pequeno para fazer uso de tecnologia sensível ao toque. Eu também acho… Imagine os iPods de hoje como seriam complicados caso fossem touch-screen! Os menus e botões deveriam ser bem maiores, para se adptar ao padrão médio do dedo de um adulto.

Como a própria patente diz, uma tela sensível ao toque poderia facilmente ser encaixada na tela do aparelho, porém, o uso de um único dedo seria suficiente para tomar uma significante da tela, com seus menus e botões. A Apple também nota que os “borrões” e manchas são problemas recorrentes a qualquer aparelho que use tecnologia de sensibilidade ao toque, que não use as famosas canetas Stylus. O que isso tem a ver com o iPhone, hein!?

patent-a.gif
Chegando ao ponto que diz respeito à patente, a Apple descreve um aparelho que usaria diferentes superfícies para digitação e visualização de dados. “Mais específicamente, uma superfície sensível ao toque é colocada na numa primeira superfície ou na parte de trás do aparelho, através da qual o usuário comanda o aparelho (exemplo: manipulação do cursor ou controle de seleção/ativação)”, diz a Apple. “Numa segunda superfície ou na parte da frente, uma tela é usada pra apresentar um ou mais controles e um cursor que é controlado na parte de tras, na superfície sensível ao toque”.

De acordo com o documento, quando o aparelho é ativado, elementos de controle como menus e atalhos (soft keys) são mostrados na tela. Os atalhos podem ser opacos ou transparentes (para não interferir na visualização de informações prioritárias como apresentação de vídeo, uma foto, um gráfico ou texto). O cursor mostrado identificaria onde na parte de tras do aparelho o usuário está com o seu dedo.

Bem, eu achei um pouco complicado… Todos os usuários de iPod estão ansiosíssimos para ver o lançamento da Apple de um iPod (com funções típicas de iPod, e nada mais!) com tela Wide e Touch-screen. Esse ano a Apple lançou o iPhone e anunciou que aquele era um produto revolucionário, pois trazia a reinvenção do celular feita por ela, e trazia o melhor iPod já lançado. Sim, concordo com tudo que eles disseram. Mas, eu não quero, nem posso ter um iPhone (não está, nem estará tão cedo disponível no Brasil).

A patente ainda sugere que uma Click Wheel virtual seria mostrada na tela do aparelho, enquanto seus comando continuariam a ser efetuados na parte de trás do aparelho.

Enfim, chega de blá-blá-blá. Vamos ao que interessa, ao teste prático: pegue o seu iPod (menos se for o shuffle, né?!). Agora, segure ele e imagine-se controlando ele pela parte de trás – obviamente sem virar o aparelho! Agora, veja se o seu dedo indicador, com uma única mão, consegue fazer uma volta precisa como se fosse a famosa e eficiente click wheel do iPod! O meu não!

Eu prefiro um iPod baseado no iPhone mesmo, que pra mim está bom!

Se você quiser ler mais sobre a patente, e ver outras figuras, acesso o Apple Insider.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: