E-paper: Substituto do jornal impresso?

16 05 2007

epaper.jpg
Segundo dica do leitor-amigo Marcus Roberto, a empresa LG Philips (sim, as duas, em parceria) acaba de lançar uma inovação que promete mexer com a imaginação de muita gente: o E-Paper. Essa tecnologia permite a visualização de textos e imagens coloridas (até 4096 cores) numa tela com a espessura de um papel comum, e, atualmente, do tamanho de uma folha A4.

“O e-paper mede 35.9 cm na diagonal, tem apenas 0.3 mm de espessura e pode mostrar até 4096 cores, segundo a empresa (…) Isto significa a próxima geração em tecnologia de telas”, diz Chung In-Jae, CTO e vice-presidente executivo da LG Philips. As aplicações da tecnologia “são incríveis e vão permitir que os consumidores criem novos produtos que não só são convenientes, mas também vão ajudar a poupar recursos naturais”, completa Chung.

Com essa tecnologia, seria possível que o usuário não comprasse mais o formato tradicional de jornal impresso. Ele simplesmente teria uma única folha, atualizável, que estaria sempre contigo e, a cada dia, teria as notícias atualizadas do seu jornal. Ou melhor, a cada hora. Claro, não somente para substituição do jornal, a tecnologia seria empregada também na ampla utilização de aparelhos como PDAs e Celulares mais finos e até “dobráveis”. Quanto ao jornal, solucionaria um problema ecológico!

Agora, vamos á um outro dado interessante… vocês já ouviram falar do provérbio chinês que diz: “Nunca ponha todos os ovos numa mesma cesta”? Uma frase muito sábia, e, muitíssimo seguida como filosofia-primária de todas as empresas de tecnologia a nível mundial. Caros amigos, estamos neste exato momento da história (em maio de 2007) presenciando mais um bom exemplo disso. Se espantaram com o avanço da tecnologia proposto pela joint-venture LG Philips? Que tal saber que a Philips já desenvolveu, 4 anos atrás, o futuro da tecnologia apresentada hoje? Vamos aos fatos!

“No exemplar de 25 de Setembro da revista Nature, cientistas da Philips apresentaram uma nova versão do “papel eletrônico” (“e-paper”) recentemente apresentado pela empresa. O papel eletrônico é na verdade uma tela, como as de computador, mas flexível como uma folha de papel. A nova tecnologia é rápida o suficiente para mostrar vídeos e pode ser utilizada para construir uma tela reflexiva com cores reais até duas vezes mais brilhante do que é possível com qualquer outra tecnologia.

A nova tecnologia de fabricação do “e-paper” foi batizada de electrowetting, ou , eletroumectação, e permite um controle e manipulação rápidos do movimento do fluido em escala micrométrica.” 29/09/2003 Inovação Tecnológica “Novo papel eletrônico é capaz de mostrar filmes”

Pois é, eles lançam um produto em um estágio menos avançado, ganham bilhões por sua inovação e relançam o produto evoluído á partir do projeto inicial, e ganham o dobro do dinheiro. É simples.

Estamos em 2007 e já poderíamos estar vendo notícias em jornais como os do Harry Potter…


Ações

Information

2 responses

16 05 2007
Marcus Roberto

Filhas da mãe… fazem o que querem do consumidor…

Realmente seria um avanço sensacional na área de celulares e readers de pdf… Imagine um Sony Reader fininho… seria meu sonho pra ficar lendo vários e vários livros…
Agora, será que essa tecnologia se assemelha mais ao “papel digital” da Sony ou ao conecido LCD?

Abraços

1 11 2008
celso

ola as pessoas falam só besteiras ja tive um ipod touch de 16 gb e agora tenho um de 32 gb, simplesmente o melhor player do planeta, lindo touch de altissima sensibilidade, wifi rapidissimo, melhor eletronico que comprei até hoje, pode comprar o seu que voce vai amar o aparelho, e ainda nem fiz o desbloqueio, dizem que apos o desbloqueio, o brinquedinho fica tipo jornadas nas estrelas grato

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: