Viva essa energia: o PAN está apenas começando!

14 07 2007

Chuva de fogos colorem a abertura do PAN RIO 2007

Bem-vindo ao PAN!

Foi linda! Nada menos que espetacular. Eu sei que muita gente já leu o suficiente mas, um momento desses na história da cidade merece destaque total. Todos que tiveram a oportunidade de ver aquela festa maravilhosa ao vivo com certeza não se arrependeu. Aqueles que, como eu, sempre tiveram vontade de assistir á Cerimônia de Abertura de alguma Olimpíada, viram ontem como se faz uma de modo grandioso. Visivelmente, não houve falhas. Ao menos, da organização. Quanto á platéia, bem, essa protagonizou altos e baixos nas duas horas de apresentação. De modo geral, tudo estava irrepreensível. Mesmo o atraso de 30 minutos, ao menos pra quem estava lá, foi imperceptível. Não dava mesmo pra se preocupar com a hora. Não dava pra querer sequer olhar o relógio. E quando o gigante jacaré entrou em cena, o carnaval estava armado: o desfile coloridíssimo estava apenas começando.

maracana2.jpg

A platéia gritava, se animava, fazia “holas”. Essa então, começava lá no setor D e ficavam “empurrando” a hola até fechar o anel. Nem sempre ele fechava e voltava, mas, não faltaram oportunidades. Enquanto o show mesmo não começava, a gente se animava empurrando a onda por todo o Maracanã. Os gritos de patriotismo estavam imperantes durante bons momentos da festa. Mas, era só a cara do Lula aparecer no telão que a coisa mudava ligeiramente, e as mazelas do país logo voltavam à memória dos cidadãos presentes. Achei desnecessário. Era um momento de confraternização esportiva, não acho que era um momento pra se expressar politicamente. Acabou se tornando um constrangimento sem propósito e de destaque internacional, assim como toda a beleza da festa que também foi assunto em boa parte do mundo. A torcida da Argentina foi vaiada, a Ministra do Turismo foi vaiada, além do presidente. Porém, a torcida que recebeu efusivas vaias foi a dos Estados Unidos: “Go Back Home”, era o que muitos pensavam enquanto vaiavam como resposta ao “Welcome to The Congo”, frase escrita desrespeitosamente por um integrante da delegação norte-americana. O New York Times publicou no dia 10 que a gafe estava provocando sentimentos anti-americanos. Bem, essa foi a única vaia merecida. Há muito o Brasil é desmerecido em alguns locais do mundo, principalmente por lá, anunciando Buenos Aires como capital brasileira, Ronald Reagan discursando ao “povo da Bolívia” em solo brasileiro, os Simpsons retratando o Rio de Janeiro como um local infestado de animais selvagens, bandidos e moradores pervertidos sexualmente, entre outros casos.

maracana6.jpg

 

bandeira-brasil.jpg

 

Mas, o Rio fez festa ontem. Com ou sem Lula, vizinhos hermanos e americanos, nossa festa estava magnífica. Acho que, quanto á esse momento, não há mais nada o que dizer além de todos os superlativos merecidos. Os dançantes e belamente sincronizados fogos ficarão na memória de quem esteve por lá. Aliás, arrisco confiantemente á dizer que não há nada com o que se comparar á Copacabana, que, mesmo bonita, está ficando chata, monótona. Os fogos de Copacabana são grandiosos, são vários minutos de fogos pra uma platéia de milhões de pessoas numa praia de 4 kilômetros. Mas, ainda há o que se melhorar, justamente com essas características presentes na festa ontem. Fogos que faziam um colorido balé no céu do Maracanã, e um ensurdecedor barulho quando por todo o estádio, ao mesmo tempo, uma saraivada de fogos explodiam no mesmo segundo.

Que venha, então, a cerimônia de encerramento que, espero, seja tão linda quanto essa. Esse foi um belíssimo momento de celebração na minha Cidade do Rio de Janeiro, que, ao contrário da festa de abertura, não está tão perfeita assim, mas, está de parabéns. E, como amante incondicional dessa terra tão cantada do Brasil, eu vou estar lá para ver a despedida desse momento fantástico. Viva essa energia, viva o Rio!

 

maracana5.jpg

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: