7 Maravilhas do Rio – por O Globo

28 07 2007


O jornal O Globo está iniciando uma campanha pra escolher as 7 Maravilhas do Rio de Janeiro. Dessa vez, a eleição será pra escolher as 7 maravilhas de todo o estado, e não somente da Cidade do Rio de Janeiro. O concurso, marcado pra começar amanhã depois de adiado por conta do acidente com o vôo da TAM, está dividido em três etapas: a primeira, que já ocorrreu, foi a fase de escolha dos monumentos – que são naturais e arquitetônicos – que entrarão no concurso. Existia uma lista com 50 locais, que um júri composto por estudiosos, editores dos jornais O GLOBO e Extra, e representantes de áreas como arquitetura, história, turismo, música, teatro, literatura e meio ambiente decidiram por incluir 30 e que, á partir de amanhã, o público escolherá os 15 finalistas que irão pra segunda etapa, que será iniciada em 26 de agosto. Até o dia 19 de outubro, o público escolherá as 7 que serão anunciados em 23 de outubro.

Vale lembra que o Cristo Redentor não está incluido na lista, por já ser uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, ou seja, hors-concours. Uma coisa que confundiu muita gente no concurso mundial, foi quanto a inclusão das Pirâmides de Gizé. Depois de elas serem anunciadas como hors-concours, errôneamente, algumas pessoas e inclusive a imprensa, declaravam ela (Pirâmides) já como uma das novas 7, como se o lugar dela estivesse garantido e que a disputa se daria, então, entre 6. Não, não é isso. Pode ser bobo eu ter que explicar isso, mas, até mesmo no próprio O Globo eles cometeram esse erro. Como o Cristo é hors-concours, ele não entrará na lista, não será um dos 7.

Quanto á minha opinião sobre o concurso… bem, é interessante, eu apoio. Mas, poderia ser mais pra depois né? Acho que ficou um pouco forçado. Não sei se a intenção é não perder o bonde, o marketing criado pela última campanha que mobilizou bastante gente, ou se é pra desafiar e mostrar que qualquer um pode criar essa lista de “novas 7 isso-e-aquilo”. Bem, se é isso, eles até têm razão. O que aconteceu com essa fundação sueca, na verdade, não é que ela era uma fundação conceituada, mundialmente conhecida. Mas, é que ela foi muito inteligente nas suas ações, e pioneira no mundo em lançar uma campanha dessas. Se houve mesmo a intenção clara de se fazer dinheiro e nome, não importa: o que eles queriam, que era mobilizar países inteiros e seus governantes, eles conseguiram. E nós também conseguimos colocar o Cristo como finalista. Agora, se haverão todos os dividendos esperados por conta da eleição, veremos. É melhor correr o risco de não tê-los depois de eleito, do que não eleger por não acreditar em tê-los.

Enfim, vamos ver se isso ajuda o turismo do estado. Eu, pelo menos, vou votar!

Visite aqui o site da campanha: www.7maravilhasdorio.com.br

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: