Como se hospedar de graça, no mundo inteiro!

7 08 2007

Não há como eu descrever como eu estou empolgado com essa descoberta que eu fiz, com auxílio de alguns blogs inteligentíssimos na internet daqui mesmo, do Brasil. Acho que já não consigo mais viver sem essa maravilha do século XXI. Navegando em blogs sobre viagens e a vida em Paris, acabei de achar, no Conexão Paris (passem lá! Quem escreve é a Maria Lina, mineira e parisiense de longa data) a dica do que, pra mim, é a rede de relacionamento mais proveitosa do mundo: o CouchSurfing. Guardem esse nome: C-O-U-C-H S-U-R-F-I-N-G!

É uma comunidade que, segundo pesquisas da própria Maria, começou como uma rede de relacionamento modesta, desenvolvida por 3 amigos. Três anos mais tarde o site já tem 250.000 adeptos. O princípio é o seguinte: se você tem um sofá cama na sua casa, ótimo, receba pessoas e em troca você será recebido no mundo inteiro! É de tirar o fôlego essa idéia que eles tiveram. Na verdade, muitos têm essa vontade: se hospedar na casa de amigos ou conhecidos para vivenciar melhor a cidade e baratear os custos de viagem. Mas, ninguém de forma brilhante solucionou essa equação. Como me hospedar em Londres, de graça, se não tenho amigos por lá? Simples: faça amigos antes de ir. Como? Via internet. Mas, como todos sabem, não é tão simples assim. Eu não entraria no Facebox, Orkut, ou Flickr pra pedir a caridade de um teto. Agora, com o CouchSurfing, que chegou pra reunir pessoas com o mesmo estilo, a mesma intenção, você pode fazer isso!

Porém, o serviço, inteligentemente, tem as suas regras, claro. Eu por exemplo, por bom senso, ainda não vou me cadastrar, por não ter um sofá cama na minha casa (poderia ser uma cama comum disponível também, claro). Como o princípio é oferecer acomodação para que você se acomode, é de bom tom que se esteja preparado para receber antes de se planejar para ser recebido, certo? Até porque, a pessoa da outra cidade terá o direito de, analisando o seu perfil, recusar a sua hospedagem, por questão de confiabilidade nas informações da sua página.

Então, o site tem regras bem definidas quanto à segurança, a hospitalidade, as regras para não incomodar, como receber o hóspede, o que o hóspede deve fazer em troca, etc. Enfim, princípios para ser anfitrião e hóspede. Não é difícil. O amor pela cultura de viajar, de ter contato com o mundo, de facilitar e fazer pelos outros, que estão em viagem, tudo o que você gostaria que fizessem com você já está dentro das pessoas que vivenciam ou admiram essa vida mochileira. Eu, por não morar sozinho ou num lugar “travel-friendly” não vou me candidatar á receber ninguém, por enquanto. Mas, eu tenho muita vontade.

Um dado interessante, sobre a comunidade do CouchSurfing é que já existe um número considerável de usuários brasileiros. Hoje são por volta de 4000 usuários que estão de portas abertas pros mochileiros. Pensando nos números do Orkut e muitas de suas comunidades, esse número é um número “pequeno”. Claro que pode crescer, afinal, somos uma nação gigantesca. Mas, tem que se levar em conta fatores culturais e a disponibilidade, além da segurança em geral. Algumas curiosidades são que, pasmem, dá pra se hospedar no Vaticano; os EUA tem mais de 50.000 sofás disponíveis, a França tem mais de 15.000; são mais de 200 países e quase 29.000 cidades representadas pelos usuários

Enfim, quer ir á São Paulo, ou vir ao Rio, ou ir á Berlim, Estocolmo, Orlando, Budapeste, Roma, Sydney, Londres, Oslo, Frankfurt, Munich, Guadalajara, Cidade do México, etc. sem pagar nada para se hospedar? Seja um CouchSurfer e desfrute seus anos de juventude cheios de histórias para contar. Viva a vida!

Ações

Information

One response

7 07 2008
Marcelo

Se você pretende hospedar o seu blog e está sem grana, aqui está um bom provedor de hospedagem gratuita na web para escolher.
Eles oferecem hospedagem absolutamente livre.
Você fica com 350 MB de espaço em disco de 100 GB de largura de banda, o site é internacional.
Eles também têm cPanel, painel de controle que é surpreendente e fácil de usar.
O construtor de sites é incrivel, você não imagina as ferramentas que são possíveis de usar.
Além disso, não há qualquer tipo de publicidade em suas páginas.
Até hoje não consegui entender como pode ser isso tudo de graça.

Acesse http://www.locabytes.com.br

Deixe um comentário

