O enforcamento das ferrovias

16 08 2007

Os debates sobre o erro histórico dos governos brasileiros passados, acerca da valorização das rodovias em detrimento das ferrovias andam acalorados em diversos sites, blogs e fóruns. No Viaje na Viagem, do Freire, os tripulantes discutem a implantação do trem-bala, a revitalização de linhas antigas e a história da ferrovia brasileira.

No post, é isso que eu tenho á dizer sobre tais assuntos:

Eu acho que esse erro histórico na vida desse país, priorizando rodovias em vez de ferrovias, vem de ganância política de um mercado que já se traçava ligeira e burramente americanizado. Era o progresso das estradas e dos automóveis nas terras de Kennedy que fizeram os tupiniquins aderirem ás “glórias” do transporte individual. Já posso imaginar as campanhas publicitárias com fotos de uma família reunida, na sua privacidade, com o seu carro, rumo ao progresso sempre ao alcance, com as novas estradas.
Além disso, a maior estatal brasileira estava apenas crescendo. Onde é que enfiariam a produção e quem, senão os motoristas, pagaria por essa “máquina de imprimir dinheiro”, como era comumente chamada as empresas petrolíferas?
Vivemos de profundos erros políticos. Profundos, desgastantes, exaustantes… Nosso erro primário foi cometido em 1500. Foi uma nação errada a que aportou aqui. Se fossem os Holandeses…

Eu considero esse erro algo que o Brasil dificilmente se recuperará. Existe muita força política minando certas decisões mais inteligentes. Infeliz e irritantemente, vivemos numa nação egoísta. Os políticos que estão em seus cargos, em sua maioria, só querem enriquecer-se e tirarem sempre, de toda e qualquer situação que seja, qualquer mínimo proveito. Sempre tem um gentil patrocínio por fora, para ajudá-los a tomar certas decisões. Quando é que isso vai parar, eu não sei. No post do Freire, uma leitora, a Sylvia, chega a perguntar: “Será que nós ainda vamos estar neste planeta para podermos viajar pelo nosso país de trem ??” Ela não está sendo leviana nessa pergunta. Existe essa possibilidade.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: