Conexão sem fio gratuita nas ruas, de Paris

18 08 2007

Eu costumo citar como exemplo da civilidade francesa a presteza do governo local para com os cidadãos. Em que situação? Carteira de motorista para jovens. Lá, na terra de Nostradamus, o governo tem programas de popularização e incentivo ao acesso dos jovens á sua primeira habilitação através de redução das taxas cobradas á níveis simbólicos. Já aqui na terra da Mãe Diná, a coisa é bem diferente. Pra começar, quando tudo já era caro, o governo do molusco decide modificar validades de documentos, e, o indivíduo envolto nessa névoa tributária é obrigado a duplicar sua módica oferta de R$500 para ter acesso ao documento.

Voltando á respeitável terra de Nostradamus, Monet e companhia, a prefeitura de Paris decidiu implantar centenas de pontos de acesso de internet, sem fio, gratuitos na cidade-luz em benefícios de parisienses e turistas que visitam a cidade. Parte do serviço foi lançado pelo prefeito Bertrand Delanoë na Paris Plage, a praia de Paris, montada à beira do rio Sena durante o verão europeu. A integralidade do serviço com seus 400 locais de conexão web sem fio e gratuita só estará disponível depois de setembro. Os locais onde a conexão será possível vão desde praças e jardins até museus.

Bela iniciativa do governo local, não acham? Um digno e curioso detalhe deve-se ao fato de que nem todos estão satisfeitos com esse progresso francês na devida “democratização” do acesso público – claro que para usufruto de tal, Macbooks e Vaios, entre outros, são necessários. Agora, querido leitor, o lado insatisfeito da moeda são as companhias telefônicas. Lá existe governo pra fazer, agência pra regular e empresas pra respeitar.

Enquanto isso, na sofrida terrinha da Tarsíla do Amaral… qualquer esperniada das teles locais colocam governos, agências e afins nas mãos deles. E nós somos os onerados de sempre.

Disordem e Regresso…


Ações

Information

2 responses

26 08 2007
20 mil bicicletas á disposição dos parisienses « Digo

[…] 26 08 2007 Mais um exemplo de governo inteligente dos franceses, que já rendeu um post aqui no Digo: Bertrand Delanoe, prefeito de Paris, decidiu criar um projeto que colocaria á disposição dos […]

2 01 2008
Rede Wi-Fi gratuita estreará no Rio de Janeiro em 2008

[…] Betrand Delanöe, prefeito de Paris, anunciou um projeto que rendeu um post no meu blog pessoal, o Digo, onde eu apontava as ações parisienses como modelo de uma civilização integrada, participativa, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: