20 mil bicicletas á disposição dos parisienses

26 08 2007

Mais um exemplo de governo inteligente dos franceses, que já rendeu um post aqui no Digo: Bertrand Delanoe, prefeito de Paris, decidiu criar um serviço que coloca á disposição dos franceses 20.000 biclicletas que poderão ser locadas á preços módicos e devolvidas em diversos pontos espalhados pela cidade.

E são módicos mesmo! Aqui no Rio, por exemplo, pra eu locar uma bicicleta em copacabana, pago R$ 10 a hora ou R$ 30 a diária. Já em Paris, paga-se a cada meia hora, sendo que se você usa-la por somente 30 minutos, é de graça! O morador que estiver próximo á uma das estações de metro que possuem o serviço, chamado de Velib, pode pegar a bicicleta pra ir ao trabalho todos os dias, de graça, desde que o seu trabalho fique á uma distância de até 30 minutos da estação Velib inicial. O preço, a cada meia hora, é de 1 Euro.

Perfeito não? Pois é… 1ª carteira de motorista para jovens a preços simbólicos, conexões wi-fi gratuitas, bicicletas públicas. E isso porque eles são um país rico. Já o Brasil…


Ações

Information

2 responses

3 11 2007
Bicicletas - Uma mudança de hábito « Digo

[…] – Uma mudança de hábito 3 11 2007 Bertrand Delanoë criou o VELIB e pôs Paris sobre duas rodas – num projeto maravilhoso. O Rio de Janeiro, de modo um tanto […]

14 12 2007
Bicicletas - Uma mudança de hábito | Digo…

[…] Delanoë criou o VELIB e pôs Paris sobre duas rodas – num projeto maravilhoso. O Rio de Janeiro, de modo um tanto […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: