Guanabara Mitológica

27 08 2007

silhueta-guanabara.jpg

Quando o assunto “Pão de Açúcar” entra em voga nas conversas, uma das coisas que, além da estonteante paisagem, me vem logo a cabeça, é o poder da sensualidade de uma estátua que está fincada no topo da montanha. Ela é perfeita e, propositalmente, a materialização arquitetônica em uma obra de arte do que é o Rio de Janeiro, do que é a Guanabara.

Guanabara MitológicaEu lembro que a primeira vez que eu fui ao Pão de Açúcar – lembro que fui sozinho nessa primeira vez – quando eu saí da plataforma do bondinho, já no Pão de Açúcar (não no Morro da Urca), o que eu ví à minha esquerda foi de tirar o fôlego. A paisagem de lá de cima é realmente bela, você não sabe pra onde olhar, não sabe o que é mais bonito. Mas, quando você vê a estátua da Guanabara Mitológica, você é instantâneamente hipnotizado. Cada parte do seu corpo é um pedaço da beleza carioca.

Enfim, decidi dedicar esse post a ela, por se tratar, pra mim, da mais bela estátua que existe no Rio. O Cristo Redentor é poderoso, gigantesco, mas, não tem toda a beleza descrita em detalhes a cada centímetro do corpo. O Cristo é simbólico, é único. A Guanabara Mitológica é mítica, sensual, bela, hipnótica. Quando você está no Cristo, a coisa que você menos olha é ele próprio. Já quando você se depara com a bela do Pão de Açúcar, você ainda fica em dúvida de a quem dar atenção.


Ações

Information

2 responses

13 02 2008
Vanya Lassery

Thiago,
É lindo! Tanto a forma poética como você descreve a beleza da estátua como a imagem que não sei se foi registrada por você, mas com o sol por trás está demais! Você deixa usarmos em nosso site?
Vanya Lassery
Marketing Bondinho

26 06 2009
Vanya Lassery

Gostaríamos de colocar um link no site bondinho sobre a matería da Guanabara Mitológica. OK pra vocês?

Deixe uma resposta

