Governo do Estado quer criar linhas Baixada x Barra da Tijuca

9 10 2007

Acabei de ler uma notícia no site da Secretaria de Comunicação do Estado que me deixou intrigado. Não pelo projeto em si, que visa unir em linhas de ônibus municípios da Baixada com a Barra da Tijuca. A idéia por si só é apenas razoável. Um poupa-tempo pra quem depende desse tipo de transporte e não vê nenhum avanço inteligente por parte dessa secretaria de transporte, fazendo avançar os barulhentos e poluentes ônibus cada dia mais, sem nenhuma intervenção com um transporte de massa inteiramente eficaz e rápido.

Enfim, o que eu quero salientar, após ter lido a notícia é a seguinte declaração:

“Com as novas linhas, estima-se uma queda nos gastos com o pagamento de tarifas, pois os passageiros pegarão apenas uma passagem, enquanto atualmente, eles são obrigados a fazer baldeações em até três transportes diferentes.”

Demagogia, promessa política pra babacas acreditarem. Isso irrita profundamente! Eu gostaria, sinceramente, de saber onde, em se tratando de linhas intermunicipais, nessa porcaria de Estado, existe algum estímulo de tarifas menores por razões de trajetos únicos, sem baldeação? É tudo um cartel, todos praticam tarifas equivalentes. Afinal, se você gasta R$ 4,30 pra ir de Niterói ao centro do Rio pegando 1 ônibus e uma barca, no pensamento dos políticos que assim permitem, você deveria pagar o mesmo valor num ônibus que faça o caminho direto. Hoje, sair da minha casa em direção á qualquer ponto do Rio, Centro, Zona Sul, é o mesmo se eu pegar um ônibus direto, dois ônibus até o centro, um ônibus direto até o centro e outro até Copacabana, ou um ônibus até Niterói e uma van até Copacabana. Todos praticam tarifas equivalentes que forçam o usuário a não ter nenhuma opção economicamente viável. No final das contas, os donos das empresas de transporte pensam neles, o Governo pensa no lucro e o cidadão se fode sem pensar!

Sinceramente, não me interessam novas linhas de ônibus. Até que se resolva as questões tarifárias, de forma inteligente e com uma mão firme do Governo, qualquer carroça de merda mal equipada faz o mesmo serviço onerando o cidadão que já se cansou de esperar por um transporte eficiente. Até que venham os verdadeiros transportes de massa sobre trilhos, o conforto nos ônibus já não se trata de questão primordial, hoje, chegando ao limite do que uma pessoa espera desse tipo de transporte, e sim, uma oneração justa sobre o uso de tais meios de locomoção, com um valor adequado, integrado, e, inclusive, que faça sentido em termos de distância percorrida.

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