Copa 2014 no Brasil – Pode ser que sim, pode ser que não

30 10 2007

A FIFA confirmou hoje o já muito esperado anúncio oficial da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, daqui a 7 anos. Muito já foi falado, muitas fotos já sairam na internet a respeito dos projetos e muito, muito há de se cumprir pra que, realmente, a Copa seja sediada em solo brasileiro.

Porém, o que talvez nem todos saibam é que esse anúncio de hoje, 30/10/2007, não é a, digamos, bênção final da FIFA. Agora é a etapa do “depósito de confiança” da organização no país exigindo que todos os requisitos mínimos, além dos projetos propostos pelo país sejam estritamente seguidos, postos em prática, dentro do cronograma, inclusive, para, aí sim, a FIFA decretar ao Brasil o direito de sediar os jogos em ’14.

O que isso quer dizer? Quer dizer que, como pra todos os outros países isso também foi regra, para o Brasil não será uma exceção. Nosso país terá até 1º de junho de 2012 para apresentar todos, absolutamente todos os projetos a serem entregues até aquela data, de acordo com o cronograma de obras e desenvolvimento, ou, em alguns casos, comprovarem o andamento de obras em estágios que, de acordo com o previsto, estejam dentro do prazo até 2012 tendo tempo satisfatório até sua conclusão bem antes do inicio do mundial de futebol. Em outras palavras, a FIFA não tolera atraso. Felizmente, não haverão, caso o Brasil se comprometa profundamente, atrasos como houveram no PAN do Rio de Janeiro. Se o Rio se comprometer a construir 3 novas linhas de metrô, por exemplo, com 40km cada, ele terá de cumprir isso milimetricamente, dentro do prazo, senão a FIFA, nesse caso específico, cancelaria a participação Carioca no Mundial. Isso é só um exemplo. As obras, que a CBF junto com os Governadores dos estados interessados se decidiram por fazer, são tanto obras de infra-estrutura como de segurança, educação, entre outros.

Caso o Brasil não esteja seguindo como comprometido o projeto para realização do campeonato, a FIFA tem até junho de 2012 para anunciar o cancelamento do Brasil como país sede e escolher outro. E isso ela pode fazer em qualquer etapa do projeto, seja em 2009, ou depois, caso esteja algo indo muito errado. De acordo com matéria divulgada no O Globo, inspeções trimestrais serão feitas durante todos os anos e, caso algo errado seja detectado, a FIFA envia uma notificação exigindo respostas em até 72 horas.

Um coisa interessante que falaram:

“A Copa do Mundo tem uma particularidade porque o Brasil terá que realizar em cinco anos o que faria em 25 ou 30. Ou seja, isso seria muito bom para ajudar no desenvolvimento do país.”

Espero realmente que o nosso país não decepcione, que tudo que seja prometido seja cumprido. Não queremos nossa imagem mal na fita né?! Temos tudo pra transformar nossas cidades radicalmente pra receber o que o Romário declarou ser “a maior Copa do Mundo de todos os tempos” em seu discurso após a escolha.

Agora, queridos leitores, é esperar até 2009 pra torcer para o Rio de Janeiro ser anunciado como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016! Aí não duvide: veremos VLTs (LRT em inglês), TGVs e um completo e novo sistema de infra-estrutura da cidade.

Essa próxima década promete!


Ações

Information

4 responses

30 10 2007
Copa de 2012. Se depender da FIFA, sim. Só falta o Brasil | Blog Rio Temporada

[…] Em comemoração a escolha da FIFA, o Governador do Rio Sérgio Cabral ordenou que fossem extendidas enormes faixas no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar com a inscrição “2014, a copa é nossa”. Veja as fotos da festa de comemoração.Quer se informar mais? O Thyago fez um excelente post sobre o assunto. […]

13 11 2007
A Copa do Mundo é nossa, com o Brasil não há quem possa …. | 30 & Alguns

[…] Copa 2014 no Brasil – Pode ser que sim, pode ser que não – Digo […]

20 03 2010
A Copa do Mundo é nossa, com o Brasil não há quem possa …. | 30 e Alguns

[…] Copa 2014 no Brasil – Pode ser que sim, pode ser que não – Digo […]

1 12 2014
A Copa do Mundo é nossa, com o Brasil não há quem possa …. | 30 e Alguns

[…] Copa 2014 no Brasil – Pode ser que sim, pode ser que não – Digo […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: