Ano Internacional da Astronomia 2009

19 11 2007

Como eu disse no post sobre o tal evento importantíssimo no Rio de Janeiro, em 2009, aqui será realizada a reunião principal, o momento onde as mais importantes mentes do século XXI dedicadas ao assunto estarão reunidas onde discutirão sobre a Ciência Astronômica.

Porém, qual é a meta principal desse evento? A Assembléia que ocorrerá no Rio, por sí só, não é um evento único. Essa mesma assembléia foi responsável esse ano pelo rebaixamento de Plutão do título de Planeta. Então, a grande importância desse evento está no fato de que esse será o evento ápice de toda a comemoração dada em 2009 onde se celebrará os 4 séculos desde a primeira observação feita por Galileu Galilei.

Chamado de IYA 2009 (Ano Internacional da Astronomia, em inglês), esse será o ano onde todas as metas dos grupos científico astronômicos para a difusão dessa ciência serão colocadas em prática. “O IYA 2009 deverá ser aberto na Itália, em 1º de janeiro de 2009, nas proximidades da casa de Galileu, e então estender-se por todo o mundo até 1º de janeiro de 2010.” Uma de suas principais metas será Difundir na sociedade uma mentalidade científica; Promover comunidades astronômicas em países em desenvolvimento e promover e melhorar o ensino formal e informal da ciência”, entre outras.

Uma série de atividades relacionadas á astronomia será realizada em diversas cidades do Brasil, além de uma programação televisiva influenciada pelo tema como forma de aproximar o cidadão do conhecimento astro-físico.

O site oficial em português do AIA 2009 (IYA) tem informações detalhadas á respeito desse ano histórico e do que se quer ser alcançado através de toda essa mobilização internacional.


Ações

Information

2 responses

20 11 2007
Amanda

Oie!!!😀 Thudu bene?🙂

Acho que te conheço de algum lugar da web… uhaihiuahaihiuah😀 Sem querer vim parar aqui e o seu nome não é estranho… rsrsrs😛

Quando eu tinha uns 11, 12 anos de idade, eu simplesmente adorava astronomia. Pensava em trabalhar na NASA. rsrsrs😀 Masss, como eu nunca tive oportunidade de ir para os EUA, aos poucos fui deixando de lado a Astronomia. rsrs🙂

Tenha uma boa noite!

20 11 2007
Thyago Miranda

É a Amandinha de Floripa???? A Amandinha MacMagazine reader?

Gostei de receber uma visita sua por aqui!

Vou contar o meu sonho também: quando eu tinha uns 5, 6 anos de idade, eu sonhava em ser astronauta! Meu avô sempre gostou de histórias de planetas e extraterrestres, então, nada mais legal pra mim do que ir ver de perto tudo que meu avô sempre quis ver, não é?

Mas, a idade foi avançando e os sonhos mudando…😛

Valeu pela visita Amanda! Volte quando quiser!😉

Deixe uma resposta

