Projeto carioca transforma em cifras o gás podre do esgoto

10 01 2008

Situação típica de um Niteroiense ou Gonçalense indo em direção ao centro de Niterói: toda vez que o indivíduo chega próximo ao Mercado de São Pedro, largamente conhecido pelo estado todo como um dos mais tradicionais mercados de peixe da região, seu primeiro contato com lugar é marcado com um cheiro mais forte que a “pureza” do odor dos pobres peixinhos mortos. O cheiro, pra quem não conhece, é de merda mesmo!

Logo ao lado, uma estação de esgoto dá as boas vindas a quem está a caminho, por exemplo, de construções como o Teatro Popular do Caminho Niemeyer. Você até poderia pensar “já que construiram essa bosta aqui – ops, essa quem construiu foi você! – não há mais o que fazer né?”. Errado. O odor típico de uma estação de esgoto parece estar com os seus dias contados, pra população de um modo geral.

Uma parceria entre a Cedae e a UFRJ promete transformar em cifras toda essa poluição olfativa. Isso é o que eu chamaria de fazer uma limonada quando lhes dão limões! Hmm… acho que o caso aqui é mais complexo. Em nada os deliciosos limões me lembram os terríveis excrementos que provocam toda aquela onda impactante de odor em pleno centro de Niterói. Bem, deixe isso pra lá!

O fato é que as pesquisas que serão feitas através dessa parceria prometem dar um destino mais vantajoso aos gases provenientes das estações, transformando-os em biogás. Também haverá espaço para o biodiesel, que será produzido a partir das gorduras provenientes do esgoto.

É ou não é uma um projeto a ser aplaudido?


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: