Ônibus a hidrogênio no Rio

18 01 2008

A COOPE (Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia da UFRJ) está desenvolvendo um programa para implantação de veículos movidos a hidrogênio em seu laboratório especializado em estudos aplicados ao hidrogênio.

O projeto, que é financiado pela FINEP e pela Petrobrás, desenvolveu um ônibus motorizado com essa tecnologia com custo do protótipo 50% menor que o protótipo desenvolvido pelos europeus. O novo ônibus terá autonomia de 300 km e não é poluente, além de gerar menos ruído.

Acho que teremos um bom avanço no sistema de transporte, se depender das pesquisas feitas pela UFRJ. Realmente a instituição está de parabéns. Vale lembrar que é dela o projeto bem-sucedido do biocombustível, e, um menos comentado mas com grande potencial, é o caso do desenvolvimento do trem por levitação magnética, que já existe no Japão e na China, mas, que a universidade carioca conseguiu desenvolver com tecnologia nacional.


Ações

Information

One response

22 01 2008
Novas alternativas de transporte para o Rio - ônibus e metrô. | Rio Temporada

[…]  O pessoal da UFRJ, através do programa de pós-graduação da engenharia) está desenvolvendo um projeto de implantação de veículos movidos a hidrogênio – já em fase de pesquisas avançadas, a universidade já conseguiu construir um protótipo com 50% dos recursos utilizados por outros pesquisadores europeus. O programa é patrocinado pela Petrobrás e pelo Finep, e as informações são do Digo, e continuo dizendo. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: