Wi-Fi no Rio: agora é a vez da Baixada Fluminense

27 01 2008

Muita gente torceu o nariz para o anúncio feito pelo Governo do Estado em que o mesmo se comprometeria com o projeto de levar Wi-Fi, primeiro, à Copacabana. Diziam ser projeto pra europeu ver. Tudo bem, se é projeto pra europeu ver, convide o próximo francês que desembarcar no Galeão a fazer uma visitinha amanhã, às 10h, em Duque de Caxias para o anúncio da chegada do projeto à Baixada.

É um projeto realmente fascinante. Como eu comentei quando veiculei isso aqui no Digo, isso era um tipo de projeto que eu jamais imaginaria por aqui pelo Brasil em tão pouco tempo, se comparado com o recente modelo implantado em Paris no ano passado. Porém, além de ter sido surpreendido com o avanço de tal medida promovida em pleno estado do Rio, dessa vez, no anúncio feito pela assessoria de comunicação do governo, eles têm o orgulho de dizerem com todas as letras que esse projeto trata-se de um dos maiores do gênero, no mundo. Pra ser mais exato, é o terceiro maior projeto de Wi-Fi gratuito no planeta, ficando atrás apenas de projetos na Cidade do México e na China. É ou não é impressionante?

Os detalhes exatos de como isso funcionará, sinceramente, acredito que só poderei saber na prática, quando estiver funcionando. O projeto, que visa levar essa conexão a todo o estado, ainda me gera algumas dúvidas no que diz respeito à cobertura efetiva de todas as regiões e, como consequência, a substituição de assinaturas convencionais de serviços banda larga.

Anúncios

Ações

Information

26 responses

29 01 2008
rugal

É, parece que o Rio vai se “internetizar” de verdade…é esperar pra ver.

27 08 2010
CINTIA

OI SOU CINTIA

27 08 2010
CINTIA

OI SOU CINTIA PRASER

11 02 2008
Taiana

Thy, sei que é uma vergonha mas ñ só fui ver sua mensagem falando sobre o site hj, quando estava apagando as antigas.

Nossa, ADOREI! E essa última notícia é bem interessante mesmo… Na verdade todas são, mas esse me impressionou logo de cara. É bom saber que tais novidades farão parte da realidade carioca!

A gente merece né!
Abraços!

24 07 2008
ney

Nossa isso e uma verdadeira mentira não existe wi-fi na baixada não pega nem sinal de tv direito quanto mais wi-fi rararararara!!!
Isso não passa de um truque para ganhar votos da pópulação tenha do né.
Eu vivo na baixada a 20 anos e ate agora meu lep top não capitou nenhum sinal de wi -fi.
Vivo no terceiro distrito de caxias, mais precisso em (nova campinas) e ate agora a tal wi-fi não chegou por aqui, provavelmente so deve ter no centro de caxias, que vergonha e o que acontece com o resto de caxias fica sem sinal , se e que existe mesmo essa tal de wi-fi.

24 04 2010
bruno

kkkk Eu tambem moro na baixada a 31 e nem pega sinal tye vc direito
wi-hi nunca e tudo marmeleda!!!!!

19 02 2012
leandro

bom wifi na baixada tem sim e é a minha mesmo, não é gvt, não é oi velox e muito menos outra operadora, é a zap digital, 1 mega ta saindo por 50 reais, mais a taxa de instalação da antena que custa 89 reais, e no primeiro mês vc só paga a taxa de assinatura e mais nada, sinal da minha internet cobre toda a região de jardim anhangá. tel 2672-4275.

25 07 2008
Magnus Petr

Ney,

o projeto foi anunciado, tal qual foi feito em Março ou em Abril em Copacabana, pra lançar, pra divulgar o que o Governo faria, que você sabe que existe e eles estão certos em fazer dessa forma. Só que agora, vem a fase de implantação.

Pra você ter uma idéia, foi exatamente nessa semana que o sinal do projeto Orla Digital, que leva Wi-fi para Copacabana, foi ligado. As coisas estão sendo feitas, sim. Só que como você bem sabe, ainda não chegou aí pra você, nem pro resto do estado.

17 02 2009
Fernando

Ney,
me desculpa dizer, mas que mora em nova campina ta morando na roça… fica dificil ter acesso ai… mora muitooo longe do centro de caxias… se fosse uma vila são luiz…. até podia reclamar… se contenta com a discada… 😉

19 02 2012
leandro

é só que por enquanto, pela minha indignação, resolvi colocar internet de verdade aqui pro pessoal de jardim anhangá, quando vim morar aqui, fui em algumas empresas que diseminam internet wireless por aqui e fiquei muito puto por saber o valor de 1 mega que na maioria das operadoras daqui custam 7 reais e 2 megas 120 reais, e fiz o seguinte, gastei dinheiro do meu bolso paguei um técnico de rede wireless e montei o provedor, aagora 1 mega de internet tá custando 50 reais pra quem quiser, mais 89 reais da taxa de instalação da antena, e no primeiro mês vc não paga a internet, só a instalação. tel2672-4175 leandro.

1 05 2009
ROBERTO

TODA HORA ESCUTO QUE JA VEM ESSE TAL DE WI FI + ATE AGORA NADAAA FALARAM QUE EM MAIO IRIA JA TER WI FI NA BAIXADA E ATE AQUELES QUE Ñ MORAM NA BAICHADA COM UMA BOA ANTENA DE CAPTURA TAMBEM IRIA SER AGRACEADO POS O SINAL SERIA LIVRE JA CHEGOU MES DE MAIO E CADE ESSA BANDA WI FI ACHO QUE E SO PRA GRINGO E FAZER MEDIA PRA AS COMUNIDADES PRA TER FOTOS MAS VAMOS ESPERAR ATE GUANDO SO DEUS SABE*************************

3 05 2009
ROBERTO

DIA 3 DE MAIO DE 2009 CADE ESSE TAL DE WI FI NEM NA BAIXADA E NEM NO GRANDE RIO SE COLOCASE NA BAIXADA TALVEIS COM UMA ANTENA CAPTORA TALVEIS SERIAMOS AGRACIADOS COM O SINAL ABERTO E ACABARIA ESSE MASSAGRE DAS PRESTADORA DE TELEFONIA QUE COBRA UM VALOR ALTO POR UMA INTERNETE DISCADA LENTA E POBLEMÁTICA , SERA QUE WIFI E SO PRA GRINGO VER*******************************

29 05 2009
roberto álvaro

E MEUS AMIGOS CHEGAMOS NO FINAL DO MES DE MAIO , O SONHO ACABOU; HA WI FI FOI PO BELÊLEL
SERA QUE ATE O FIM DO ANO CHEGARA NA
BAIXADA? E NO RESTO DO GRANDE RIO
SO DEUS SABE**

4 06 2009
Odeio mto a Oi

Gostaria de saber se no centro de Caxias esta funcionando Wi-Fi normal, pois moro na Av. Nilo Peçanha proximo a Igreja Universal !!!
Alguem q tenha sabe dizer se tem por aki ?

22 07 2009
Marcelo do Carmo

JA ESTAMOS NO FINA DO MES DE JULHO E NADA DE INTERNET WI-FI NA BAIXADA.
EU ENTREI EM CONTATO COM A OGCT QUE CUIDA DESE PROJÉTO, E ME INFORMARAM O SEGUINTE:

Prezado Marcelo,

A Ouvidoria Geral da Ciência e Tecnologia agradece por seu contato e aproveita para informar que:

-O Desenvolvimento do Projeto e instalação das antenas que possibilitarão a utilização da internet de alta velocidade na Baixada Fluminense, está sob a coordenação dos pesquisadores da Universidade Federal Fluminense – UFF em convênio com a SECT – Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Entretanto, a formalização do referido convênio, assim como o repasse e pagamento pelo Governo do Estado/SECT de R$ 3,2 milhões à UFF, em conta bancária específica para o Projeto Baixada Digital, vem esbarrando numa questão legal imposta por uma Lei Federal que impede as universidades federais a terem mais de uma conta bancária.

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia vem envidando todos os esforços, e avançando bastante nesta última semana, para superar as dificuldades que se impuseram para a implantação do Projeto Baixada Digital, cientes de que o atraso no cronograma anteriormente determinado, vêm causando descontentamento da população da Baixada Fluminense e especialmente, desconforto daqueles que precisam se deslocar da sua região, para acessar os programas previstos, como: programas de saúde pública, educação à distância e qualificação profissional.

A SECT aguarda ainda que os novos prefeitos empossados, possa retomar os acordos e negociações de compra de computadores para as escolas das redes municipais, o que deverá estar coincidindo com o início da implantação da Rede de Internet Gratuita do Projeto Baixada Digital.

Certos do seu entendimento e à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ouvidoria Geral da SECT
e de suas Entidades Vinculadas

23 07 2009
Thyago Miranda

Muito obgrigado Marcelo Carmo, pelos esclarecimentos. Demonstrou claramente como o maquinário público chega a ser motivo de piada, impedindo o avanço de um benefício para a população por motivos burocráticos.

19 02 2012
leandro

Pois é não tenho 3,3 milhões disponíveis, mais resolvi colocar uma internet de qualidade aqui em jardim anhangá, agora quem quiser ter 1 mega vai pagar 50 pratas mensais, é o mais barato que consegui chegar para levar um preço legal pros moradores daqui que igual a mim precisa de internet e não quer ficar na mão de verdadeiros bandidos que chegam a cobrar 70 reais por 1 mega, é só pagar a taxa de instalação de 89 reais e pronto já coloco internet pra quem quiser aqui, e no primeiro mês vc só paga a taxa de instalação e mais nada, mensalidade só no dia 5 do próximo mês tel: 2672-4175 leandro.

23 07 2009
roberto álvaro

pô chega de lero lero fiquei sabendo que caxias ,são joão mesquita belford roxo ja tem wifi mais e o grande rio eu moro em ricardo de albuquerque e aqui nada de wifi dizem que vão por em toda avenida brasil e so para quem tem carro e para as empresas de ônibus que ja tão cheia de dinhero , E vamos esperar minha gente o ano de eleição esta chegando talveis ai wifi eleitoreiro chega no nosso bairro

23 07 2009
Marcelo do Carmo

quem falou ou onde vc viu esta informação pos moro em são João e que eu saiba só tem wi-fi pelas empresas que cobra

acho que vc esta enganado meu amigo roberto alvaro. abraços

25 07 2009
roberto DO BAIRRO DE RICARDO DE ALBUQUEQUE (R.J)

obrigado marcelo do carmo , eles falão uma coisa e a realidade e outra wifi e um sonho para os pobres >>> Redes sem fio de longa distância
Eu queria saber se o sinal do roteador Wi-Fida TPLlink de 108 mbps chega a 1 km de distância.
Antonio

Antonio, dificilmente o sinal de um roteador Wi-Fi chega a essa distância. Quando existe a necessidade de expandir uma rede sem fio em um local muito grande são usados equipamentos denominados Access Points. Eles são responsáveis pela interconexão entre os equipamentos sem fio, gerando uma cobertura de sinal na área em volta do equipamento.

Foto: Divulgação
À esquerda um Access Point, uma antena de rádio e um kit especial para montar uma rede sem fio de longa distância. (Foto: Divulgação)

Em alguns casos onde não é possível passar cabos para alimentar os Access Point são usadas antenas direcionais que canalizam o sinal, possibilitando a conexão entre o roteador central e o Access Point.

Para questões como a sua, não existe uma solução do tipo “receita de bolo”, pois cada caso é diferente do outro. O ideal é procurar um técnico em redes e solicitar um estudo para saber como cobrir a área desejada com o melhor custo/beneficio possível
e melhor comprar uma antena de captura sinal aberto

28 09 2009
DracKSlaYer

Pow já é dia 28/09/09 meu colega teimou pq teimou q a wi-fi chegaria hj mas até agora num vi droga de sinal to tendo q me contentar com 300kpbs mesmo mas assim eu acho q se realemente tivesse wi-fi naum seria lá essas coisas naum desde quando as empresas q lucram com serviços de internet deixariam q uma conexão rapida e sem custo viesse assim abanando pr todo mundo mais uma coisa se eles realmente tivessem colocado eles ja teriam anunciado na tv esse sonho pode não estar tão distante assim ou pode estar distante pra caraca ou até mesmo em um buraco negro (mais provavel)

4 10 2009
Wi FiASCO

kkkkkkkkkkkkkkk
Moro no Centro de Caxias, mais precisamente na rua Nilo Peçanha proximo a IURD – Catedral da Igreja Universal – nem sinal do tal sinal Wi Fi
Isso é historia pra boi dormir..

4 12 2009
André

Também acho maravilhoso essa iniciativa beneficiara muita gente, porém podiam ter inaugurado quando estivesse tudo testado fizeram um monte de propaganda política isso aquilo mas funcionar que é bom mesmo né , to conectado mas não consigo acessar nada, não é nada aqui porque eu entro em outras redes. Política é F…

10 06 2010
JOAO

GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE ANTENA EU UTILIZO PARA USAR ESSE SINAL DE INTERNET QUE TEM NA AVENIDA BRASIL.

5 11 2010
MARCELO DO CARMO

AMIGOS TEMOS QUE SE UNIR PARA ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA, A OI NA CAPTAL DO RIO ESTÁ COBRANDO 49,90 PARA TER UMA INTERNET DE 2MB. NA BAIXADA ELA ESTA COBRANDO 59,90 EM UM SIMPLES 600KB. DENUNCIE NOS JORNAIS MAIS POPULOSOS DO RIO BOTE A BOCA NO TROMBONE

19 02 2012
leandro

precisa denunciar não, é só colocar minha internet na sua casa de 1 mega por 50 pratas e ir pra galera, só paga no primeiro mês a taxa de instalação de 89 reais que é equivalente ao preço da antena kit cliente e vc já tem internet em sua casa, 1 mega por 50 pratas tá bom demais tá não, depois todo o dia 5 de cada mês mensalidade de 50 pratas, e se faltar energia no meu bairro fique tranquilo que tem um nobreak segurando as pontas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: