Opinião de blogueiros vale mais, muito mais

23 07 2007

Estudo revela que usuários dão mais valor a informações publicadas por amigos. De acordo com o levantamento do grupo E.LIFE, que analisou os dados de 5 mil internautas que publicam conteúdo na web, 74% deles são jovens com menos de 25 anos.

Só 5% dos blogueiros ou donos de comunidades no Orkut, por exemplo, tem mais de 40 anos.

O estudo revela ainda que blogueiros e donos de comunidades têm elevado poder de disseminar informações, promover ou prejudicar a imagem de produtos e empresas.

A E.LIFE cita estudo da Forrester Research que aponta a opinião de amigos e conhecidos como mais valiosa que as informações veiculadas na mídia, por exemplo.

Assim, avalia a E.LIFE, as informações recebidas de amigos em redes sociais tendem a ser absorvidas com maior valor pelos usuários do que dados divulgados em meios tradicionais.

Segundo o estudo, as ferramentas de web 2.0 representam grandes oportunidades de marketing viral para divulgar ações, idéias e produtos.

A pesquisa aponta ainda que, no Brasil, mais de 80% do conteúdo gerado pelo usuário está concentrado em 7 ferramentas. São elas o Orkut (50,78%), Blogger (13,48%), Blogspot (11,55%), WordPress (2,96%), ReclameAqui.net (2,22%), YouTube (2,19%) e Flickr (1,10%).

Bem, a minha opinião sobre isso é que, não apenas os blogs dos amigos que contém informações sobre um assunto pesquisado, mas, também, os blogs em geral. O conteúdo produzido imparcialmente pelos usuários que, na maioria dos casos, não tem quaisquer ligações com empresas ou produtos, faz com que a opinião dele tenha o valor do consumidor. Num site jornalístico, mesmo com muito mais técnica em alguns assuntos, muita gente, como eu, ainda prefere abrir mão da técnica em favor da opinião pessoal livre.

Realmente os blogs estão crescendo em poder de influência no mundo inteiro. Bastante interessante, não!?

Fonte: Info


Ações

Information

Deixe um comentário